Entendendo os Trabalhos e as Escolas que as Entidades que se Apresentam na Umbanda

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

As entidades que se apresentam na Umbanda, elas tem uma missão com os encarnados e desencarnados, e com elas podemos aprender algumas profissões que existem no Plano Espiritual, como os guardiões, que são os policiais e bombeiros do plano espiritual, ou os Pretos Velhos, que fazem um pouco de limpeza, mas cujo especialidade é a cura emocional, como um psicólogo, mas com recursos diferentes.
Os Pretos Velhos, além de conversas, que não são iguais a dos psicólogos formados no Plano Material, isso sob uma escola cientifica, o Ancião afrodescendente, que eles além de aconselharem, e intuírem os consulentes em casa e nos locais que frequenta, ainda incidem energias sobre eles, que são as magias.
Os desencarnados, pelo que aprendemos na Umbanda, é muito comum serem magos.
As escolas que frequentam os Pretos Velhos aprendem a fazer tudo isso que estamos falando e muito mais, como usar os elementos, como ervas e outros objetos dados por eles, são usados para que a energia deles nos atinjam podendo nos beneficiar.
A única coisa que precisamos fazer é querer evoluir e dar o primeiro passo, para sermos ajudados, e para continuarmos sendo ajudados, precisamos também continuar querendo e fazendo com que para progredirmos nosso espirito.
A Umbanda é assim, ajuda na evolução espiritual das pessoas, aconselhando no que precisam aprender, nas dificuldades da vida vem ensinar e a obter os sonhos, vontades ou desejos de quem eles atendem. 
É nos trabalhando internamente e recebendo a ajuda do espiritual é que vamos conseguir essas coisas, se não for assim, então recebemos ajuda.
Um espirito de um Preto Velho, aprende a se manifestar como um ancião, tomando a forma dele na hora de incorporar, faz parte da escola que frequentam, e existem muitas escolas de todas os tipos de entidades que se apresentam na Umbanda, que se apresentam segundo sua forma de trabalhar, não com suas ou suas aparências no mundo espiritual.
Cada escola de Pretos Velhos tem suas especialidades, que tem ligação com os Orixás, pois os Orixás são fontes irradiadoras da energia de Deus, cada uma sob um aspecto.
Cada aspecto da realidade é regido por um Orixá, como a fé, que é regida por Oxalá e Oiá, ou o amor, por Oxum e Oxumaré, ou o Conhecimento, como Oxossi e Obá, ou a Lei, como Ogum e Iansã, ou a justiça, como Xangô e Egunitá, ou a evolução, como Obaluaie e Nanã, ou com a geração, como Omulu e Obaluaiê.
Cada Orixá tem um tipo de trabalho, que acaba fazendo parte das ações de especialidade que uma entidade executa.
Então as entidades trabalham sobre uma linha de energia divina, pois provem de Deus, que é distribuída por um Orixá.
Uma entidade que é Preto Velho, por exemplo, que trabalha na cura espiritual é se tiver como Obaluaiê em sua especialidade, então vai trabalhar curando e trazendo a evolução sob certos aspectos e atuações.
Cada nome que um Preto Velho recebe, é sob sua escola especifica que segue, e cada escola está ligada ao que um ou mais Orixás fazem, então em um trabalho, fazem as ações regidas pelos Orixás.
São muito importante esses trabalhos, pois libertam e felicitam as pessoas com seus objetivos e perdas de sofrimentos.
Cada entidade espiritual que é um ilumindo, guia, mentor ou santo, ele coordenam falanges de trabalhadores que estão nos mais diversos níveis de evolução espiritual.
Então é algo muito interessante, assim como uma honra receber a ajuda desses seres, que são humildes e simples, e vem nos ajudar, e quando fazem isso, ajudam todos os espíritos que nos acompanham.
As entidades ajudam a todos que querem ser ajudados, de acordo com o seu merecimento e necessidade, e trazendo a evolução, pois para ser ajudado é importante evoluir.
Existem mentores que se dedicam ao estudo e ao trabalho para nos ajudar, assim como ajudar a muitos outros.
Fiquem com luz
Seres de luz
Do seu amiguinho, Erezinho, o Marcelinho

 

 

Alguns Destaques: